O curso de Turismo (UFRN-CERES, Currais Novos)

Com o intuito de viabilizar o desenvolvimento regional, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas/CERES/UFRN oferece o Curso de Turismo, proporcionando alternativas rentáveis para geração de emprego e renda, com ênfase nas áreas: (1) culturais; (2) históricas; (3) ambientais (naturais e ecológicas); (4) antropológicas; (5) de inventário do Patrimônio Histórico e Cultural, bem como, (6) agenciamento, organização, gerenciamento de eventos e administração do fluxo turístico.

Esse curso se circunscreve na tendência mundial de expansão turística com bases assentadas na sustentabilidade, na compreensão da complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde o turismo encontra ambientes propícios para se desenvolver.  Neste sentido, o Seridó se configura como um pólo turístico do Rio Grande do Norte, observado e reconhecido a partir da execução do Plano de Turismo Sustentável – Roteiro Seridó – desenvolvido pelo SEBRAE/RN e pela Secretaria de Turismo do Estado, exigindo, portanto, profissionais qualificados para atuarem na área e, sobretudo, desenvolverem um trabalho pedagógico de sensibilização da relevância para o conhecimento das histórias locais.

O Curso de Turismo tem como objetivo principal formar bacharéis aptos a atuarem em um mercado altamente competitivo e em constante transformação, cujas opções possuem um impacto profundo na vida social, econômica e no meio ambiente das sociedades onde são desenvolvidas.

Fonte: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?id=2000071&lc=pt_BR&nivel=G>

O curso conta ainda com uma Empresa Júnior, a INOVATUR, participante e colaboradora efetiva das reuniões do pólo Seridó.

Monografias na área de turismo sobre Currais Novos

As monografias abaixo foram escritas pelos discentes do curso de turismo, campus Currais Novos. As mesmas são encontradas (na íntegra) na Biblioteca Setorial de Currais Novos.

TURISMO RURAL: proposta de roteirização na região Totoró, Currais Novos-RN.

Por: Raianne Kely Lopes de Araújo, 2013.

GEOPARQUE SERIDÓ: valor e uso turístico dos geossítios do município de Currais Novos-RN

Por: Sebastiana Guedes Bezerra,2014

A percepção dos hóspedes da pousada Max sobre a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Por: Edymara Samyra Freire da Silva, 2014

A percepção dos hóspedes e funcionários em relação aos serviços de hospitalidade da Pousada Max- Currais Novos/RN.

Por: Jaqueilma Dantas Nobrega, 2014.

GESTÃO DA HOSPITALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: um estudo na Pousada Max de Currais Novos.

Por: Felipe Ramon Lima Medeiros, 2014.

A percepção dos alunos do 6° ano da "Escola Estadual Tristão de Barros" sobre o patrimônio cultural localizado no centro de Currais Novos/RN.

Por: Dilson de Souza Gonçalves, 2013.